A ADOLESCÊNCIA, AS CRISES FAMILIARES, NAMORO E SEXUALIDADE
Sumário
1. Adolescência e o jugo da mocidade
2. Conivência familiar
3. O jovem e o trabalho
4. O jovem e o namoro
5. O jovem e o noivado
6. O jovem e a sexualidade
1. O julgo da mocidade
Lm. 3.27 – “bom é para o homem suportar o jugo da mocidade.”
Quando a bíblia diz que é bom para o homem suportar o jugo da mocidade, é porque realmente não é fácil o período da adolescência. É nesta fase da vida que satanás,inimigo de Deus e de nossas almas, mais trabalha no sentido de atrair jovens. Para isso, ele usa o mundo com sua beleza aparente.
Os jovens são atraídos pelos prazeres que este mundo oferece. Prazeres como, diversões, que envolve bebidas alcoólicas, drogas, prostituição, musicas profanas, sexo livre, e etc.
Por isso, deve haver na vida do jovem cristão, uma luta constante para suportar todas estas coisas, sempre conscientes que Deus estará sempre ao seu lado lhe concedendo força e poder
(I Jô. 2. 14).
As três fases da vida:
1ª - Infantil
2ª - Adolescência
3ª - Adulta
1ª fase – infantil
A fase infantil não é uma fase difícil de viver, às vezes a família está com problemas. O pai está endividado, o vovô morre e a criança esta sempre brincando, a menos que esteja doente.
2ª fase – adolescência
Definição etimológica.
Palavra de deriva do latin adolesko e significa, crescer, desenvolver-se para a idade varonil.
Adolescência, é o período do crescimento em direção a maturidade.
A fase de crescimento é uma fase de definições, às vezes, de incertezas, de inseguranças e até mesmo confusa, pela ausência da maturidade plena, e com certeza, é a faze mais difícil da vida.
Se há alguém que diz que é fácil ser crente piedoso na faze da juventude, está equivocado.
Mas, quero dizer uma coisa, se não é fácil para a juventude de hodierna, o que dizer, de José, de Daniel, Hananias, Misael e azarias. O que dizer de Timótio, o que dizer de Estevam e tantos outros jovens de Deus, que conseguiram ser fieis a Deus, suportando o jugo da mocidade, em época muito mais difícil que a nossa, hoje temos congressos, temos Escola Bíblica Dominical, cultos os mais variados, temos liberdade de expressão, liberdade para servir e louvar a Deus em qualquer lugar.
E se eles venceram o mundo e suas concupiscências, você jovem, também vencerá esta fase tão difícil da vida . (Rm. 8.37)
3ª fase – adulta
Quando chega a fase adulta, você já passou por lutas, por vales, por dificuldades diversas na pista, já esta calejado. Já tem mais equilíbrio para tomar decisões, resolver os problemas com maior firmeza, com isso, não deixa de ser uma fase difícil, mas não, a mais difícil.
Por quê esta fase (adolescência) é tão difícil?
A psicologia divide a adolescência em tre períodos.
Estes números não são exatos, mas são referenciais a fim de compreendermos melhor aquilo de outra forma, não daria para compreender. então se estabelecem algumas referencias, que são:
Três fases distintas na adolescência:
1ª fase- pré-adolescência (10 a 15 anos)
2ª fase- adolescência (15 a 18 anos)
3ª fase- adolescência final (18 a 25 anos)
Porque esta fase, chamada adolesko, é tão difícil?
Porque é um período, que ao ser iniciado, começa um processo de mudanças e transformações significativas e intensas..
Vejamos quais são tais mudanças:
1.Puberdade. È o conjunto de alterações anatômicas e fisiológicas, que culminam com a menstruação das meninas e a capacidade de ejacular dos meninos.
É neste período que ocorre alterações na personalidade e no papel social do indivíduo, apartir da puberdade, até a idade adulta.
2. Transformações nas áreas:
a. Física
b. Sensual
c. Emocional
d. Intelectual
e. Social
Então, é neste período que uma parte do cérebro, que começa produzir hormônios, que são enviados para o ovário das meninas, pra os testículos dos meninos. Ai então se processa uma série de mudanças, é quando o menino percebe que o seu corpo começa desenvolver. Ele começa a crescer. As meninas percebem que o seu corpo começa a tomar outra forma, e algumas coisas que não existiam, começam a aparecer, como pelos, cheiros que não havia antes.
São mudanças naturais, anatômica, fisiológica, como qualquer ser humano, fisicamente falando.
O diabo sabe que é neste período de transformações, de afirmação de identidade, do desenvolvimento do caráter e da personalidade, é neste período que o jovem (o moço e a moça), se tornam alvos muito especiais de satanás. Porque i diabo sabe que sua mente é semelhante uma amassa, fácil de moldar, de escrever principio de vida,principio de comportamento
As arma que satanás tem usado para minar e roubar os valores morais e espirituais da vida do adolescente.
1- Através de uma propaganda televisiva (mídia)
2- Revistas pornográficas
3- Sexo pré-conjugal
4- Filmes imorais
5- Música com seu poder de influência
6- As más influências (I cor. 15.33)
7- Linguajar impróprio para o cristão
8- Modismo hodierno
9- O conformismo
10- A rebeldia
Mas, com tudo isso, jovens, somos mais que vencedores. Lembre-se que você é forte, a palavra de Deus esta em vós, e já venceste o maligno. (I Jô. 2.14).
Convivência familiar
Ex. “20.10”honra o teu pai e a tua mão, para que se prolonguem seus dias de vida na terra, que o Senhor, teu Deus te dá.
Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Este mandamento abrange todos os devidos atos de bondade, que são:
1. Ajuda espiritual
2. Ajuda material (afazeres domésticos, ajuda fornecida na manutenção do lar)
3. Respeito por gestos e palavras
4. Obediência
5. O devido amor, não apenas por palavras, mas por obras
Cumprindo-se este mandamento, se prolongara seus dias de vida sobre a terra, com muita prosperidade. Observe a parte “c” do versículo .- na terra que o Senhor, teu Deus te dá.
Tudo que Deus dá, é prospero,abençoado de muito sucesso.
Lembrem-se, o sucesso dos folhos, estão diretamente ligados, a maneira que este individuo trata os pais.
E dependendo dos tratos,pode repousar sobre este filho, uma benção ou uma maldição.
Uma pergunta que a maioria dos jovens fazem a si mesmos: porquê meus pais não me compreendem?
Quais tem sido a causa dos conflitos?
Às vezes o adolescente quer tomar decisões incompatíveis a sua idade.
A ausência de maturidade leva o adolescente a tomar atitudes precipitadas, quase sempre erradas e se não houver introdução dos pais, que são o governo estabelecido por Deus na família! Este adolescente sofrerá decepções, que poderá tornar-se uma cicatriz, que ficará registra em sua vida, podendo assim, deformar o se caráter por toda a sua vida.
Segundo a psicologia, nesta fase da adolescência, a tendência é imitar o comportamento da maioria, vivem concentrados só no presente.
O adolescente não admite que os pais se intrometam na suas amizades nem no namoro, não aceitam ter hora marcada para voltarem para casa. Geralmente não gostam de viajar e sair com os pais.
Por estarem no período da adolescência, acham que sabem tudo ou quase tudo e que os pais estão atrasados, fora de moda, que são quadrados. Essas são as causas dos conflitos.
Um viver submisso aos pais- Lucas 15. 11-32 (parábola do filho pródigo)
Este moço da parábola, pede ao seu pai, aquilo que lhe pertencia, para criar seu próprio modelo de vida, uma atitude de alguém, que não tem mais uma vida submissa aos seus pais, em outras palavras, ele esta cheio de pai e mãe.
E todos sabem o resultado da sua insubmissa aventura, como recompensa à sua insubmissão, passou a levar um vida de derrota, passou a exercer uma função que nenhum judeu queria, cuidar de porcos,animal para eles considerados imundos e se não bastasse, se alimentar da comida que eles comiam.
Mas aquele moço, ao se ver no fundo do poço, sabia que lhe restava uma única saída, uma única porta que lhe levaria novamente a uma vida de vitória, era a porta da humilhação e submissão aos seus pais.
Aquele moço foi feliz, porque entrou no caminho certo.
Jovens! Não espere chegar no fundo do poço, honre seu pai e sua mãe,e seja feliz, e abençoado, na terra que o senhor, teu Deus, te dá.
Exemplo de boa filha (Gn. 24.55)
O jovem e o trabalhador secular
O trabalho é fundamental na vida do ser humano, o trabalho dignifica, valoriza o ser, ajuda em muito o caráter da pessoa.
Quem trabalha,se sente útil e valoriza sua alto estima, infelizmente, vivemos num país onde a taxa de desemprego é muito alta, e não quer dizer que todos que não tem emprego não goste de trabalhar.
Deus só chamará para sua obra, aqueles que gostam de trabalhar, nunca vimos Deus chamar homens desocupados, veja alguns exemplos:
Davi (I sm. 16.11); Eliseu (I Rs. 19.19); Gideão (Jz. 6.11).
Toda moça, para escolher seu futuro cônjuge, deve se observar se ele gosta de trabalhar.
Todo moço, para escolher seu futuro cônjuge, deve se observar se ela gosta de trabalhar, principalmente, nos afazeres de domésticos (Tt. 2.3-5).
Quem trabalha, deve ser o primeiro a colher os frutos (II Tm. 2.6).
Quem não gosta de trabalho, não tem direito de comer (II Tss. 3.10).
Paulo não aceitou ser pesado (viver às custas) aos irmãos
(II Cor. 11.9; I Tess. 2.9).
3. O jovem e o namoro
Conceito de namoro
O conceito de namoro pode ser uma questão cultural. Não há na bíblia a expressão “namoro”, como não há a palavra trindade. Apesar do termo “namoro” não estar na bíblia,nela estão os princípios que devem orientar a vida do cristão em todas as áreas. Um texto bíblico que deve estar na mente de todos os jovens que estão namorando ou vão namorar é:
“Portanto, que comais, quer bebais,ou façais qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Cor. 10.31). Tido que você fizer deve ser para louvor e glória do nome do senhor, pelo contrario, seria melhor que não fizesse.
“Deus quer ser glorificado no seu namoro.”
Definição
Namoro é o relacionamento de duas pessoas de sexo diferentes,visando o melhor conhecimento mútuo e o ajustamento de duas personalidades com o propósito último de uma união matrimonial.
Critérios de escolha
1.º Ele (a) é cheio do espírito santo? Ef. 5.18-19
2.º Ele (a) é membro da igreja?
3.º Ele (a) é bom filho para seus pais? Ef. 6.1-2; Pv.30.17
4.º Ele (a) quando se dispõe de tempo, é fiel nos trabalhos da igreja?
5.º Ele (a) tem idade hábil para assumir compromisso?
6.º Ele (a) é trabalhador?
7.º Ele (a) é bom caráter?
8.º Ele (a) é namorador?
9.º Ele (a) tem convicção do que quer?
10.º Ele (a) é responsável em seus compromissos?
11.º Ele (a) é de boa família?
12.º A idade dele (a) é compatível com sua idade?
13.º Os seus pais aceitam?
14.º Ele (a) gosta dos seus pais?
15.º Ele (a) é aplicado aos estudos?
16.º Ele (a) te ama?
Se ele(a) sentir um amor verdadeiro por você, ele(a) será capaz de dizer eu te amo!
Também deverá ser capaz de dizer, quero me casar com você.
Como deve ser o namoro cristão?
O namoro cristão deve ser assumido com responsabilidade e maturidade, o jovem cristão deve ter consciência, que ao assumir tal compromisso, aumenta sua necessidade de oração, santificação e consagração e muita vigilância, para não cair em tentação. Pois nos diz a bíblia que o espírito esta pronto mas a carne é fraca (Mt. 26.41).
Algumas perguntas aos jovens que namoram.
1. Quando você esta namorando, Jesus está presente?
2. Após o momento de namoro. Você consegue dobrar seus joelhos, de consciência tranqüila?
3. O seu namoro tem glorificado a Deus ou escandalizado o seu nome?
4. Você permite que no seu momento de namoro, as partes intimas do seu corpo sejam tocadas?
5. O namoro! Tem te levado a masturbação?
Se a resposta de alguma dessas questões, forem positivas, duas medidas devem ser tomadas com urgência:
1º. Arrependa-se e busque misericórdia de Deus
2º. Procure seu pastor e peça orientação, confessando assim, seu erro (I Pe. 1.15).
Moça se valorize, a sua boca não é para emprestar ao diabo, mas sim para glorificar a Deus.
O namoro avançado.
Um dos grandes inimigos da santidade na vida dos jovens, tem sido a permissividade no namoro. O namoro avançado tem levado muitos jovens cristãos, a uma vida de frieza espiritual e muitos estão com as suas mãos manchadas pelo pecado.
O que significa namoro avançado?
É quando uma das partes, permita que as partes intimas do seu corpo, sejam tocadas ou acariciadas.
A entrega dos seios, por exemplo (Pv. 6.27-28).
Tomará algum fogo no seio, sem que seus vestidos se queimem?
Ou, andará alguém sobre as brasa, se não que se queimem seus pés?
Depois da entrega dos seios, será impossível a retomada de controle de ambas as partes, e segundo a bíblia, a entrega dos seios é prostituição (Ez. 23.3).
Às vezes, os jovens se iludem, em pensar que uma mordidinha na orelha ou no pescoço, ou beijos ardentes e mais prolongados, não faz mal, mas ai é que esta o engano, esta área do corpo (cabeça) é que faz aquecer todo o corpo, é como se fosse a partida de um automóvel, quando liga o contato, funciona o motor. Lembre-se jovem você é templo do senhor (I Cor. 6.19-20).
Ficar é pecado? O que a bíblia fala sobre o assunto?
Cinco tipos de prejuízo de quem gosta de ficar.
1º-Má fama, a moça é vista como vulgar, fácil, fica sem moral.
2º-Fica com peso de consciência.
3º-Impede as bênçãos de Deus em sua vida.
4º-Perde a santidade e consequentemente a salvação.
5º-Casa sem honra.
I Tss.4.6-7. Ninguém defraude seu irmão.
Defraudar é o mesmo que: tirar proveito; explorar; tirar vantagem.
Quem gosta de ficar em primeiro lugar, gosta de explorar, tirar proveito ou tirar vantagens, em segundo lugar, perdeu o temor pela palavra de Deus. Lembre-se, Deus não nos chamou para imundícia.
Não se iludam, jovens! Quem gosta de ficar no momento de escolher uma pessoa para se casar, jamais vai escolher uma moça ou um moço que gosta de ficar, pois sabem que os tais são como fruta de final de feira, todo já pegaram e apertaram e só será vendida, a preço de promoção.
Quem fica não escolhe, fica porque acha belo, e não sabe que as vezes pode até estar ficando com espírita, budista, etc. Estão se misturando com o julgo desigual. Com os infiéis (II Cor. 6.14-18)
Julgo desigual abrange.
1º Aspecto espiritual:
a- Diferenças de costumes
b- Diferenças de amizades
c- Diferenças no credo (na fé)
2º Aspecto intelectual.
Quando há uma diferença muito grande no tocante a intelectualidade, pode se tornar em julgo desigual.
Quando há uma diferença muito grande no tocante a intelectualidade, pode se tornar em julgo desigual.
3º Aspecto social:
a- Padrão de vida. “vestuário, alimentação, moradia”.
b- Meio de convivência social.
c- Diferença de amizades.
d- Diferença de costumes.
4º Aspecto da idade:
quando há uma diferença grande de idade a incompactibilidade torna-se a principal arma para a dissolução do relacionamento.
Diferenças de:
a. Gosto vestuário, musicas, amizades, lazer).
b. Voluptuosidade.
A questão da virgindade.
Muitos tem desprezado e não dão mais valor a virgindade, para muitos, é caretice, coisa do passado, porque o que manda hoje, o que esta na moda, é sexo livre, mas para Deus não é assim, o Senhor valoriza e muito, a virgindade (Dt. 22).
Considere que Jesus nasceu de uma virgem, foi sepultado em um sepulcro virgem e vem buscar uma igreja virgem, para a gloria de Deus.
Como namorar? Com quem namorar? Em que lugar namorar?
1º - Como namorar?
Como o jovem cristão deve namorar, sem ofender a santidade de Deus na sua vida?
a. Namorar e sempre se lembrar que Deus vê tudo, e que tudo Deus trará a justiça (Ec. 11.9).
b. Não se esquecer que o seu corpo é templo do Espírito Santo.
c. Cuidado com o carinho em excesso, pode virar carícia.
d. Muito tempo de namoro atrapalha.
e. O perigo da familiaridade.
2º- Com quem o jovem cristão deve namorar?
Existe um certo adágio que diz: Me diga com quem tu andas, que eu direi quem tu és. Jovem, com quem você esta se relacionando? Quem você tem escolhido para ser seu esposo ou sua esposa, ele ou ela, tem compromisso com Deus, é membro da igreja, se não for, desista. Porque Deus não aprova o julgo desigual (II Cor. 6.14-18). Lembre-se, as más conversações, corrompem os bons costumes (I Cor. 15.33)
Lembre-se Deus desde os primórdios nunca aceitou a mistura do seu povo (Ed. 10)
3º- Em que lugar namorar?
Jesus disse:”se alguém andar de dia, não tropeça, pois vê a luz do mundo. Mas se andar a noite, tropeça, porque nele não há luz” (S. João 9.10-11). No local que você namora há luz de Deus? Jesus está presente?
Evite lugares escuros e solitários para o namoro, lembre-se, o crente precisa vigiar.
“A escolha conjugal”
A escolha conjugal é com certeza, uma das mais importante da vida, se o individuo acertar na escolha, pode ser feliz para resto da vida, porém se errar pode sofrer e sofrer muito pelo resto da vida.
1º-A escolha para o casamento, não pode se dar por profecias ou revelações.
2º-A escolha não pode ser dos pais.
3º-A escolha não pode ser feita baseada na aparência.
4°-A escolha não pode ser feita baseada na posição social.
5º-a escolha não pode ser feita por motivo de fuga.
De quem deve partir a escolha conjugal?
1º-A escolha deve ser de Deus
2º-A escolha é sua
Comentário: Gn. 2.18-24
No texto em estudo, nos deparamos com a primeira união da história. O primeiro casamento celebrado pelo próprio Deus.
Vejamos aqui, alguns pontos a serem considerados:
1 O casamento é uma instituição divina (vs. 18). Vale lembrar que em alguns casos, a pessoa com quem se casa, pode não estar no centro da vontade soberana de Deus. Observe nos versículos 21 e 22, que não foi Adão que escolheu o modelo de mulher que queria se casar, talvez você diga: mas, naquele tempo não existia mulheres, como ele poderia escolher, se não conhecia o sexo feminino? Nesse caso, consideramos a tríade do ser. O ser humano é um ser Psico, Bio e Social e no psiquismo,existe também uma tríade, que é o sentimento, vontade própria e inteligência. O ser humano foi criado com esses atributos. Adão tinha inteligência suficiente para pensar que se cada animal tinha de cada espécie, macho e fêmea, ele também teve vontade de ter um espécie (humano) feminina.
E com certeza, foi isso que levou Deus concluir o que está inserido no versículo 18 –“Não é bom que o homem esteja só”.
Em Gênesis 24, temos outro exemplo.
Muitos casais sofrem hoje, porque fizeram sua própria escolha. Deixe que a escolha venha de Deus.
1º- A escolha deve ser a de Deus.
2º- A escolha deve ser sua e não a de seus pais, porque Deus não é déspota, ditador que obriga alguém a se casar com quem não tem nenhuma identificação.
Ver Gn. 24.58-é Rebeca quem decide se quer ir se casar com Isaque ou não.
O jovem e a sexualidade
Sexo e sensualidade
Sexo:Características (físicas) especiais que distingue macho e fêmea.
Sexualidade: Conjunto dos comportamentos sexuais (psico).
Sexo é pecado? Resposta: Não! Gn.1.28-31
Versículo 28. Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai-vos , enchei a terra.
Naquele tempo não existia inseminação ou bebê de proveta. Deus mandou que Adão e Eva, frutificasse e multiplicasse, através do ato sexual, então o sexo foi criado por Deus e Deus não criou o pecado.
Então sexo é uma benção de Deus, e não pecado, como tem pregado a sociedade sem Deus.
...e viu Deus que tudo era bom.
O sexo foi instituído por Deus para: Quais as bênçãos que o sexo proporciona?
1º- Para o companheirismo.
2º-Para a procriação.
3º-Para preservação da pureza moral
4º-Par proporcionar prazer físico.
Sexo, uma benção para casados
Comentário: Gn. 2.23-25; I Cor. 7.2-5
Três tipos de pecados sexuais.
Fornicação: Lm. 3.27; Adultério: Pv. 5.15 e prostituição (Pv. 5.1-14).
Qualquer tipo de relação sexual fora do casamento é pecado.
Que Deus em cristo vos abençoe!
Pastor: Isaias da Silva Antonio!
bom o texto que DEUS ajude os jovens ,tenho cinco filhos ,sexo masculino por favor ore por eles, não são cristão o mais novo tem dezenove anos.
ResponderExcluirObrigado irmã helena pela visita ao meu blog, ajude a promove-lo, e com toda certeza estarei orando por seus filhos.
ResponderExcluir