sábado, 23 de outubro de 2010

CRITÉRIOS E ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO DOS FILHOS "A ARTE DE EDUCAR"



 CRITÉRIOS E ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO DOS FILHOS "A ARTE DE EDUCAR"



                                                       ÍNDICE






Introdução ............................................................................................... pag.3

Critérios para educar e ser bem sucedido ................................................ pag.4

Conhecendo a personalidade do meu filho............................................. pag.4

Discernimento específico da teoria dos temperamentos ......................... pag.4

Educar pelo exemplo ............................................................................... pag.6

Educando com disciplina ........................................................................ pag.7

Questões nocivas a educação .................................................................. pag.8

O perigo da omissão ................................................................................ pag.8

O perigo da falta de autoridade .............................................................. pag.8

O perigo da transferência de responsabilidade ....................................... pag.8

O perigo dos excessos  de entretenimentos ............................................ pag.8

O perigo da predileção ............................................................................ pag.8

Educando sempre .................................................................................... pag.9

Educando com  Amor ............................................................................. pag.9














INTRODUÇÃO




Considero educar alguém uma arte e um privilégio dado por Deus aos homens, imaginem como é sublime! Um jovem entra na faculdade ainda leigo e dependendo da estrutura do órgão em que estuda e da qualidade de seus instrutores, este jovem após um período de tempo sai  desta faculdade não mais leigo e sim um doutor dominando em sua área a ciência de sua função,  isto não é maravilhoso!
Educar nossos filhos, nossa família também é uma arte, uma criança ao nascer, podemos considerar uma massinha que precisamos modelar, definindo o seu carater, e trabalhando o seu temperamento para que se tornem um ser de boa personalidade e de caráter integro e muito bem definido.
Mas assim como a faculdade precisa de boa estrutura e bons monitores, assim a familia  para educar bem precisa ter boa estrutura e bons instrutores para formar bons cidadões, bons cristãos e boas pessoas.
Toda arte ou todo trabalho tem o seu preço, principalmente na área familiar onde temos visto a olhos nus o adversário trabalhando para minar a roubar nossa felicidade tentando destruir familias inteiras através de muitas coisas, por isso a arte de educar exige de nós um preço e investimentos e os investimentos são:


Investimentos: Sentimentais, emocionais, de tempo, de amor, no diálogo, financeiro e espirituais, tudo isso ou todo este investimento gera um tanto de desgaste, mas tenha certeza que bem investido trará também muitos benefícios, pois é como uma conta poupança, se aplica hoje para se colher amanhã com juros e correção, para a glória de Deus.







CRITÉRIOS PARA EDUCAR E SER BAM SUCEDIDO


I-) Conhecendo a personalidade e temperamento do meu filho.

I.1)Personalidade – é o conjunto de padrões de comportamento reflexo, peculiaridade a cada indivíduo, e que o caracterizam.

I.2) Caráter – é o aspecto subjetivo da personalidade.

a) Tem a ver com a moral, a ética e a conduta do indivíduo;
b) É relacionado como comportamento do indivíduo em relação a mesmo;
c) Caráter não é herdado e sim formado, Agentes formadores de caráter: o Lar, a escola, a igreja, o trabalho (aquilo que se faz), a comunicação ( o que se lê, o que se ouve e o que se vê);
d) Caráter pode ser mudado, mas... não é facil!
e) Jesus pode num instante mudar milagrosamente o caráter (II Co. 5.17), e quer continuar mudando a medida que nos rendemos a Ele (Fp. 1.16; II Co. 3.18).

I.3) Temperamento – é o aspecto objetivo da personalidade.

a)Ele tem a ver com as ações, reações e emoção do indivíduo em relação ao nosso proximo;
b) Temperamento é também chamado natureza, feitio, indole, modo e jeito;
c) Temperamento não é formado, e sim herdado (pais, avós, bisavós, etc.) de forma genética;
d) Ele não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado;
e) Espirito Santo quer controlar o temperamento do cristão (Ef. 5.18b – 21);
f) A maior parte das sociopatias vem da ignorância do autotemperamento;
g) Temperamento na Bíblia ( Pv. 25.28; 16.32).

II) Dicernimento específico da teoria dos temperamentos.

Sanguíneos

Defeitos – É um indivíduo pusilânime, de ânimo dobre, acovardável, volúvel, leviano. no caso dos homens, é facilmente seduzível, mas isso não justifica a promisquidade em seus namoros nem o adultério no casamento; tampouco a prostituição na sua vida, ou a maneira leviana com que se compromete com as amizades. È um indisciplinado, sua mesa de trabalho é um caos, o guarda-roupas uma catástrofe. Não consegue programar nada, a não ser um dia depois do outro, e isso porque é forçado a acordar. É impulsivo, dizendo freqüentemente: “ Tem que se agora, já, pois amanhã não vai dar!”.
Paradoxalmente, no entanto, é inseguro diante de qualquer adversidade. Treme na base. É barulhento; quando chega, todo mundo sabe, alvoroça a casa, vira tudo ao contrario, mexe com todo mundo... É exagerado, e normalmente conta aquelas histórias de caçadas. Medroso, sempre acha que os outros são mais fortes que ele.
Qualidades – É comunicativo, expressa-se fluentemente. Em geral escreve até com facilidade, expressando-se sem dificuldade o que sente. Destaca-se; pelo menos quando chega todo mundo sabe; entusiasta diz sempre:”Vais dar certo,fulano! Vamos lá, claro que você vai conseguir, é obvio!”. É afavel, meigo, carinhoso. vive cercado de amigos. Delicado, simpático, alegre. É bom companheiro por isso. É compreensivo também, justamente por que cai muito. Obrigado a ser superindulgente consigo mesmo, tem a tendência de ser misericordioso, indulgente e compreensivo para com os outros. Além disso é muito crédulo, acreditando em tudo com a maior facilidade.
Tendências – entre os sanguineos encontramos com grande frequência bons atores, ótimos vendedores ou corretores, alem de excelentes oradores.

Melancólico

Defeitos – Superegoísta. Sempre preocupado com  as suas coisas. Amuado, mal-humorado, frequêntemente aborrecido, entediado. É ironicamente aquela hiena do desenho animado da televisão, que vive lamentando da sorte (ou do azar). É teórico, escreve com minúcias, detalhes... Vasculha e debulha as coisas e nem sempre dá concretude a elas. Justamente por ser tão teórico é que se torna tão confuso. Anti – social, casmurro, sorumbático, tem dificuldade em se relacionar comas pessoas, metendo-se sempre na ostra, encafurnando-se, escondendo-se. Extremamente criticos.
É dono do famoso “mas...”. Dele se espera sempre que diga “ foi tudo ótimo, mas ...” E assim derruba tudo. é também vingativo, guardando longos ressentimentos no coração. Inflexivel nas suas decisões.
Qualidades – É habilidoso, minunsioso, sensível, perfeccionista, esteta, gosta de tudo muito bonito. É idealista e Real. O que tem de negativo, como a inflexibilidade, tem de firme nas amizades. É dedicado  a aquili que se empenha.
Tendencias – Os melancólicos podem dar bons artistas, bons musicos e inventores , pelo sentido de perfeccionismo e minúcia. Aquele cuidado   cuidado chines que impressiona. Muitos dos filósofos foram grandes melancólicos. Se observarmos, veremos que quase sempre o filosofia descamba para o pessimismo. Entre mestres também encontramos muitos melancólicos.

Colérico

Defeitos – É iracundo, sarcastico, mordaz. Impaciênte ao extremo, prepotente e auto-suficiente. Ele diz: “ A mim mesmo me basto!”. Intolerante, um “pavão” insensível e astuto, consegue descobrir ardis tremendos para driblar e manipular as pessoas.
Qualidades – Energético e resoluto. Sabe para onde vai e o que quer, é independente e tem uma grande dificuldadde em se colocar debaixo do jugo. Por isso tende muitas vezes a liderança, é otimista, acredita sempre que as coisas vão dar certo. Pratico, não gasta tempo em teorizações como o melancólico, é eficiente, decidido, lider e audacioso no que empreende.
Tendêcias – Seu temperamento se ajusta a áreas ligadas a produção, construção, política e liderança em geral.

Fleumático

Defeitos – Calculista, matemático. Não age com o coração, mas nega-se a se sentir. Tem que avaliar tudo para ver se de fato a mente aprova uma futura ação. É temeroso, tem sempre “um pé atrás”, provindo daí uma certa a até exagerada indecisão.Contemplativo, é capaz de amar platonicamente, e ficar contemplando, observando coisas durante muito tempo, à distancia. É desconfiado ao extremo, razão porque demora tanto para fazer amizades, para ele o semelhante é a priori um traidor. Pretensioso daquilo que sabe, introvertido e frequentemente desmotivado.
Qualidades – Pode ser tornar um individuo calmo, tranquilo, cumpridor, responsável. Ciente do que faz, consegue justamente substituir aquele temor e incerteza por coisas certas, em direção às quais caminha. É conservador, prático e lider na medida em que assume responsabilidades com eficiência. É um diplomata e muito bem -   humorado.
Tendências – Os  fleumáticos são grandes diplomatas, administradores e técnicos.

Quando compreendemos a teoria dos temperamentos entendemos que nenhum de nós somos iguais e por este motivo para cada criança há critérios diferentes, por isso, a necessidade de conhecer o temperamento de nossos filhos.

III) Educando pelo Exemplo

(Dt. 11.18-21)
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.

Uma das melhores formas de ensino é através do exemplo, Jesus enfatizou esta forma de ensino ( Mt 5.13; I Co 4.16, 11. 1).
Oxalá possamos ser modelos e referências exemplares para nossos filhos.

III.1) Que tipo de exemplos temos que dar?

Exemplo no falar;
Exemplo no comportamento;
Exemplo no vestir;
Exemplo de pessoas;
Exemplo de cidadão;
Exemplo de cristão;
Exemplo nas nossas amizades;
Exemplo de humildade.

Será que podemos dizer aos nossos filhos como  disse o Apostolo Paulo? (Fl.3.17, I Co 11.1)




IV) Educando com disciplina.

A disciplina é o elemento fundamental em todas áreas de nossa vida, o proprio Deus nos ensina o quanto é importante a disciplina e o perigo que corre aqueles que a desprezam (Hb. 12.7-11; Pv. 13.24) é claro

“ O que retém a vara aborrece a seu filho, (Não ama seu filho), mas o que o ama, cedo o disciplina”, logo ama o seu filho.

IV.1) Os dois extremos sobre a disciplina.

1º) Quando se fala em disciplina logo se lembra daquela varinha de goiabera qua a vovó usava no passado ou de horas a fio sobre grãos de feijão na qual se ajoelhava com o rosto para a parede. O que na verdade nunca disciplinou, apenas causou revolta.
2º) Lembra-se daqueles diálogos interminaveis que mais pareciam um  sermão cansativo e pouco eficaz.

a) Na verdade tanto a vara como o diálogo fazem parte da disciplina, isto com bom senso e na hora certa.(Pv.29.15, 23.13-14.)
b) A vara não deve ser usada para mostrar ao seu filho que o pai está irado ou com muita raiva, mas para ensina-lo o melhor caminho, a Biblia recomenda isto em Pv. 10.13.
c)A disciplina na verdade é a preparação de qualquer ser humano para uma vida em sociedade, pois em tudo temos que respeitar leis, ordenanças e regras, isto abrange o lar, a sociedade e a Igreja.
d) Para uma boa disciplina é necessária haver limites, nossos filhos precisam aprender a respeitar limites. A Biblia nos ensina sobre os limites em . Ec.3.1-8.

Quais os limites a serem respeitados pelas crianças e adolescentes?

1º) Limites de autoridade (Pais são autoridade maxima)
2º) Limites de horário
3º) Limites de Amizades
4º) Limites no lazer
5º) Limites no namoro
6º) Limites de idade para namorar
7º) Limites na igreja

DEZ MANDAMENTOS PARA DESEDUCAR O SEU FILHO

1º)  Dê a seu filho tudo que ele queira ( bebidas, comidas, brinquedos, dinheiro, etc.)
2º) Não lhe dê nehuma educação espiritual;

3º)Não aponte os erros que ele comete, nem fale de limites com ele;

4º)Junte tudo que ele deixa espalhado pelo chão!(livros, roupas, brinquedos,etc.)

5º)Deixe que ele leia tudo o que lhe vier a mão e assistir tudo que quiser na TV;

6º)Brigue e discuta em sua presença

7º)Dê-lhe o tanto de dinheiro ele quiser, se você não tiver mande pedir emprestado;

8º)Deixe que ele perceba que você não tem  nenhuma autoridade sobre a vida  dele;

9º) Tome sempre o partido do seu filho em conflitos com a polícia, os professores, com irmãos, com obreiros, com os vizinhos, etc.;

10º)Quando o seu filho tiver envolvido com uma briga mais séria, justifique suas atiutudes com essas palavras: “Essa criança sempre foi impossivel, ele é assim mesmo.”

V) Questões nocivas a educação

I Tm.5.8
Mas se alguém não tem cuidados dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior que o infiel.

QUESTÕES:
1) Omissão:
Muitos pais tem omitido na educação dos filhos!No que podemos omitir?

a) Na correção
b) No diálogo
c) No lazer
d) Na atenção
e) No carinho
f) No tempo
g) Na transparência

2) O perigo da falta de autoridade
Quantos casos temos o conhecimento de filhos que controlam os pais literalmente, uma evidência clara da inversão dos valores.

3)O perigo da transferência de responsabilidade
Muitas mães transferem para o pai uma responsabilidade que é sua e vice-versa

4)O perigo do excessos de entretenimento
Muitos pais entregam seus filhos as babás eletronicas como televisão, vídeo games, computadores, etc.

5)O perigo da predileção

Muitos males tem ocorrido desde os antigos tempos por cauda da predileção, sabemos que há filhos que são mais carinhosos que outros, são mais  atenciosos, prestativo, obedientes, mas nem por isso podemos dar mais atenção a um do que a outro, mais carinho a uma do que no outro, para não inserirmos nos erro que inserio Jacó. Gn. 37.3-4.
Como não lembrar de rebeca e Isaque, Rebeca preferia a Jacó e Isaque a Esaú (Gn.27.6). O resultado disto assistimos até hoje nas mídias, as guerras intensas entre arabes descendentes de Esaú e israelitas descendentes de Jacó (Israel)
Aos pais um conselho ainda que dentro do coração exista um “que” a mais com o caçulinha, não deixe isto transparecer aos demais filhos, não puxe a orelha de um e passe a mão na cabecinha do outro, isso pode causar danos irreparáveis.

VI) Educando Sempre

Segundo a psicologia, a formação do caráter de uma criança é até os 5(cinco) anos de idade, mas no tocante a educação perdura até o periodo da adolescência, que divide-se em três períodos:

Pré adolescência............................................. dos 10 aos 15 anos
Adolescência................................................... dos 15 aos 18 anos
Adolescência final........................................... dos 18 aos 25 anos

De acordo com a ciência, o cérebro de uma criança só estará totalmente ativo aos 12 (doze) anos e idade e é na adolescência que se afirma o caráter, por isso precisamos educar e educar sempre.

VII) Educando com Amor

O amor é a base de tudo na vida, o apóstolo Paulo deixa claro que sem amor, todos os nossos esforços, bens, talentos, os dons serão inuteis. I Co 1.13
Uma familia sem amor é como:

a) Peixe sem água
b) Passaro sem ninho
c) Flor sem orvalho
d) Rio sem água
e) Homem sem Deus

aqui vimos duas coisas que dependem um do outro, um sem o outro torna-se em nada, e assim é uma familia sem amor.Uma criança precisa de afeto, carinho e daquele momento para rolar no tapete com os pais, ou uma brincadeira de bola, ou passear de bicicleta e etc.
O amor dos pais para com os filhos precisa ser divulgado, exibido, falado e provado.
Vemos que não é fácil educar, esta arte exige grande preço, mas feito com amor e com observação da palavra de Deus você terá em suas mãos uma bela obra de arte, para a Glória de Deus.


PRELEÇÃO BIBLÍCA: PASTOR ISAIAS ANTONIO

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