sábado, 23 de outubro de 2010

A PERSONALIDADE E A SUA ESTRUTURA

 

A personalidade e a sua estrutura

Personalidade: É o conjunto de padrões de comportamento, reflexo peculiar de cada individuo.

Estrutura: Biótipo-Caráter-Temperamento-Ego.

1° Biótipo- É o aspecto físico da personalidade.

a) A aceitação do biótipo pelo seu dono.
b) Envelhecimento do biótipo.
c) Complexo do biótipo.

2° Caráter- É o aspecto subjetivo da personalidade.

a) Tem a ver com a moral, a ética e a conduta do individuo.
b) É relacionado ao comportamento do individuo em relação a si mesmo.
c) Caráter não é herdado, e sim formado, o agente principal da formação do caráter é o lar
(família), não é a escola, não é a sociedade, não são os amigos, não é a igreja.
Quando é que se começa a formar o caráter de um individuo?
 Segundo a psicologia a formação do caráter começa desde o ventre, e é formado até aproximadamente os cinco anos de idade.                           
Como identificar falhas de caráter?
Exatamente pelo detecquição dos defeitos. 
1° O que uma pessoa lê revela o seu caráter.Sl 101.3.
2° Nas amizades, se percebe o caráter. Rm 1.32.
3° O que se fala revela o caráter. Ef 4.29.Pv 15.28
4° O que se pensa revela o caráter. Fl 4.8.
5° O que se vê revela o caráter. Mt 6.22.
6° O comportamento e atitudes revelam o caráter.
7° a maneira que você se comporta quando é tentado revela o caráter.
8° A maneira como você reage quando é provocado, manifesta o seu caráter.
d) O caráter pode ser mudado? Sim mas não é fácil, Jesus pode mudar milagrosamente num instante o caráter de um individuo.II Co 5.17.

Temperamento- É o aspecto objetivo da personalidade.

a) Ele tem haver com as ações e emoções do individuo em relação ao nosso próximo.
b) É também chamado de natureza, feitio,índole, modo e jeito.
c) O temperamento não é formado e sim herdado ( pais, avós, bisavós- de forma genética)
d) Ele não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado.
e) O Espírito Santo quer controlar o temperamento do cristão.

Ego-Eu- É o aspecto consciente da personalidade.
a) É o ser consciente de si mesmo; corresponde a consciência.
b) O “eu” está ligado a psique, que é a sede das convicções, ideologias, conceitos, preconceitos e crenças.
Tríade do ser; Bio, Psico e Social.
Tríade da psique(alma); sentimento, vontade própria, inteligência.
Cada um é um ser impar, com suas peculiaridades, modo, feitio, conduta, intelecto, vontade e sentimentos.
As pessoas que não se aceitam como são tem problemas com o seu “eu”;Ego.
Ocultam onde moram, aumentam ou diminuem o nome, mentem a profissão e negam as suas origem e dizem ser o que não são.

Porque se faz necessário estudar temperamentos?
1° Porque a maior parte das sociopatias vem da ignorância do autotemperamento.
a) Isolamos as pessoas da nossa vida e do nosso convívio pelo fato de não conhecermos e não aceitarmos as pessoas como elas são. (com seu temperamento).
b) Deixamos de sermos abençoados por não nos relacionarmos bem com as pessoas.
II Rs 4.1-7; A benção do bom relacionamento.
Pv 18.24; A benção da amizade.
c) Não conservamos as almas dentro da igreja, por sociabilidade e simpatia.
d) Refutamos as pessoas pelo simples fato de haver incompatibilidade de temperamentos.                            


I-Compreensão básica sobre a teoria dos temperamentos

1° Quase todas as pessoas têm em si mesmas mais de uma expressão de temperamentos; são raros os indivíduos que possuem 100% de um certo temperamento. Normalmente há um percentual preponderante. Por exemplo, o individuo pode ser 60% sangüíneo, 30% melancólico e 10% fleumático.
2° Nenhum temperamento é melhor ou pior do que o outro; alguém pode dizer: “Deve ser horrível ser melancólico!” Um colérico poderá pensar:”Oh, Deus porque tu me fizeste colérico?”
    Todos os temperamentos podem ser ruins nos seus defeitos não curados pela disciplina, pela Palavra, pelo Espírito santo. Todos eles são altamente positivos em si mesmos. 
A maior prova disso é que encontramos grandes homens de Deus manifestando tipos desses variados temperamentos. 
      Por exemplo, Pedro era sangüíneo; acovardava-se, explodia. Falava, decidia, voltava atrás. Tinha uma sensibilidade incrível. Mas se virmos este homem depois do pentecostes, temos diante de nós um homem transformado, burilado; lá estavam as marcas dos defeitos, mas a medida que o tempo passava e o Espírito santo nele trabalhava, ele ia melhorando, trabalhando, crescendo, acentuando suas qualidades.
    Paulo era de temperamento colérico, sabia para onde ia e o que queria. Rompia com tudo
e caminhava na direção de seus objetivos. Antes de se converter, os seus defeitos superabundavam: iracundo, impiedoso, inflexível. Depois de convertido as qualidades vinham a tona: determinado, fiel, com os alvos específicos. Lutava contra as dificuldades, liderava e sabia onde queria chegar.
   Moisés, por sua vez, era um tipo melancólico, perfeccionista. Se bem que as coisas que vinham da parte de Deus, como a descrição do tabernáculo. Mas a personalidade de Moisés se adaptava exatamente ao tipo de revelação que Deus lhe dava: estofo azul, beiradinha de tal cor... e tantos detalhes!
    Por que Isaias escreve de um jeito, Jeremias de outro e Malaquias de outro, se foi o mesmo Deus quem falou? Porque a profecia ou a revelação, sendo algo divino, não violenta o temperamento e a personalidade de uma pessoa!
    Muitos argumentam: “Se foi o mesmo deus quem falou, então tinha que ser o mesmo estilo literário”.
    É mister entender que a pregação, a revelação ou a  profecia  é a comunicação de Deus através da personalidade. Voltando ao melancólico Moisés, ele era um homem que ficava sozinho no monte, dias a fio. Tinha uma condição enorme de viver pra dentro de si mesmo, maior do que a generalidade das pessoas.
    Abraão, por sua vez, fleumático, era capaz de viver anos a fio em tendas, aceitando como perfeitamente natural aquele estilo de vida. Que temperamento interessante, e que aparente depressão! E que capacidade de esperar, de ser paciente.   

Discernimento especifico da Teoria dos temperamentos

a) Melancólico- Introvertido
b) Fleumático-Super-introvertido
c) Colérico- Extrovertido
d) Sanguíneo- Super-extrovertido
  
Sanguíneo- Super Extrovertido

  Defeitos
 É um indivíduo pusilâmine, de animo dobre, acorvadável, volúvel, leviano. No caso dos homens, é facilmente seduzível, mas isso não justifica a promiscuidade em seus namoros, nem o adúltero no casamento; tampouco a prostituição da sua vida, ou a maneira leviana com que se compromete com as amizades. É impulsivo, dizendo freqüentemente:”Tem que ser agora, já pois amanhã não vai dar!”
Paradoxalmente, no entanto, é inseguro diante de qualquer adversidade. Treme nas bases. É barulhento. Quando chega, todo o mundo sabe. Alvoroça a casa, vira tudo ao contrario, mexe com todo mundo...É exagerado, e normalmente conta histórias de caçador. Medroso, sempre acha que os outros são mais fortes do ele.

  Qualidades
 É comunicativo, expressa-se fluentemente. Em geral escreve até com facilidade, expressando sem dificuldades o que sente. Destaca-se. Pelo menos quando chega. Todo mundo sabe. Entusiasta, diz sempre:”Vai dar certo, fulano! Vamos lá, claro que você vai conseguir, é obvio!” É afável, meigo, carinhoso. Vive cercado de amigos. Delicado, simpático, alegre. É bom companheiro por isso. É compreensivo também, justamente porque cai muito. Obrigado a ser super indulgente consigo mesmo, tem a tendência de ser misericordioso, indulgente e compreensivo para com os outros. Além disso é muito crédulo, acreditando em tudo com a maior facilidade.

  Tendências
Entre os sanguíneos encontramos com grande freqüência bons atores.

Melancólicos- Introvertido
  Defeitos
Superegoista.Sempre preocupado com as suas coisas. Amuado, mal-humorado, freqüentemente aborrecido, entediado. É ironicamente aquela hiena do desenho animado do tevê, que vive se lamentando da sorte ou do azar. É teórico, escreve com minúcias, detalhes...Vasculha e debulha as coisas e nem sempre dá concretude a elas. Justamente por ser tão teórico é que se torna tão confuso. Anti-social, casmurro, sorumbático, tem dificuldade em se relacionar com as pessoas, metendo-se sempre na ostra, encafurnando-se, escondendo-se. Extremamente crítico.
     É dono do famoso “mas”. Dele se espera sempre que diga: “Foi tudo ótimo mas...” E assim derruba tudo. É também vingativo, guardando longos ressentimentos no coração. Inflexível nas suas posições.

  Qualidades
 É habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, gosta de tudo muito bonito. É idealista e leal. O que tem de negativo, com a inflexibilidade, tem de firme nas amizades. É dedicado áquilo em que se empenha.

  Tendências
Os melancólicos podem dar bons artistas, bons músicos e inventores, pelo sentido se perfeccionismo e minúcia. Aquele cuidado chinês que impressiona. Muitos dos filósofos foram grandes melancólicos. Se observarmos, veremos que quase sempre a filosofia descamba para o pessimismo. Entre os mestres também encontramos muitos melancólicos.       


Colérico- Extrovertido

  Defeitos
É iracundo, sarcástico, mordaz, impaciente ao extremo, prepotente e auto-suficiente. Ele diz: “A mim mesmo me basta!” Intolerante, um pavão, insensível e astuto, consegue descobrir ardis tremendos para driblar e manipular as pessoas.

  Qualidades 
Enérgico e resoluto.Sabe para onde vai e o que quer: É independente e tem dificuldades de se colocar debaixo do julgo, por isso tende muitas vezes para liderança.
É otimista, acredita sempre que as coisas vão dar certo. Pratico, não gasta tempo em teorias como o melancólicos.É eficiente, decidido, líder e audacioso no que empreende.

  Tendências
Seu temperamento se ajusta a áreas ligadas a produção, construção, política e liderança em geral.

Fleumático- Super-introvertido

  Defeitos
Calculista, matemático, não age com o coração, mas nega-se a sentir. Tem que avaliar tudo para ver de fato a mente aprova uma futura ação. É temeroso, tem sempre “um pé atrás”, provindo daí uma certa e até exagerada indecisão, contemplativo, é capaz de amar platonicamente, de ficar contemplando, observando coisas Poe muito tempo, á distancia. É desconfiado ao extremo, razão por que demora muito a fazer amizades. Pra ele o semelhante pe a priori um traidor. Pretensioso daquilo que sabe, introvertido e freqüentemente desmotivado.

  Qualidades
Pode se tornar um individuo calmo, tranqüilo, cumpridor, responsável, ciente do que faz, consegue justamente substituir aquele temor e incerteza por coisas certas, em direção as quais caminha. É conservador, pratico, e líder na medida em que assume responsabilidades com eficiência. É um diplomata, e muito bem-humorado.

  Tendências
Os fleumáticos são grandes diplomatas, administradores e técnicos.

Considerações finais
Que posamos compreender as pessoas com suas qualidades e com seus defeitos, aceitá-las para também sermos aceitos, a vida não se tornará um pouco mais colorida e gostosa de viver se conhecermos e trabalharmos o nosso temperamento.
A vida é uma só, e o tempo da nossa existência passa muito rápido, tudo o que se leva para eternidade é o que se faz de bom meio do corpo, já dizia um sábio escritor: “A única coisa que volta com os que choram de um sepultamento e não aceita ser enterrada com os que morrem é a sua historia de vida” Por isso a reflexição e a sugestão que fica é que possamos viver cada dia da nossa vida intensamente,amando e nos permitindo ser amado, sendo pessoas acessíveis, nos doando, conquistando e fazendo novos amigos, vivendo abundantemente, compreendendo para sermos compreendidos, para que final de nossa existência deixemos na terra uma historia edificante de vida e levemos para eternidade um sentimento de dever cumprido e um montante de boas obras, e que por elas recebamos galardão. Amém.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio IPB

História das Escola Dominical nas Assembléia de Deus

Meus Tesouros

Postagens recentes:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...